Os funcionários das secretarias das escolas estaduais de Mato Grosso enfrentam novo problema com o Sistema SigEduca, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no módulo de emissão das fichas de validação das certificações para a contagem de pontos do processo seletivos de 2017.
Em Portaria encaminhada para as escolas, a Seduc comunicou o prazo de inscrição de 29 de novembro a 9 de dezembro. No entanto, há três dias o Sistema apresenta problemas, que têm atrasado o trabalho na escola e a vida dos candidatos que se inscrevem nas unidades escolares.
“Muitos saem do serviço para fazer a inscrição e perdem o dia, pois não conseguimos validar as informações porque o Sistema indica incorreções no cadastro. E também não libera a impressão da ficha para correção manual”, relata a secretária Rosane Rocha Lima, da EE João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste.
As dificuldades enfrentadas em Primavera do Leste servem de alerta para problemas recorrente no Sistema SigEduca. Em 2015 já prejudicava os educadores com postagem de informações necessárias a conclusão do ano letivo e foi agravado em 2016 durante o processo de atribuição online. As queixas quanto ao SigEduca, nesse momento, se referem à certificações.
Segundo informações, primeiro as fichas não tinham migrado do departamento de Gestão de Pessoas para o Sistema. Depois migraram, mas não possibilitavam possíveis correções no cadastro do candidato.
A secretária geral do Sintep/MT, Miriam Botelho, informa que já alertou a Seduc-MT sobre o problema. “Encaminhamos no ofício nº 395, de 18 de novembro, um item cobrando flexibilidade da Instrução Normativa, quando esta trata sobre a obrigatoriedade do uso do Sistema. Pois além dos transtornos do SigEduca, e em muitas localidades a realidade regional impede que as atribuições sejam feitas exclusivamente pela internet”, informou.
Assessoria/Sintep-MT