Os Trabalhadores/as da Educação de MT, reunidos no X ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃOdo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), vem pela presente nota, manifestar publicamente, seu repudio a perseguição e a criminalização da Luta dos Estudantes e Servidores da Universidade Tecnológica do estado do Paraná.
Estudantes e Trabalhadores desta Universidade, notabilizaram um momento histórico de luta e defesa da Escola pública, quando em um processo de ocupação histórica dos espaços físicos desta Universidade no ano de 2016. Aquele processo de ocupação chamava atenção junto com outros movimentos da defesa da Escola Pública, questionavam de forma cidadã o desmonte das políticas públicas no nosso País, mercantilização e a financeirização da Escola pública através de um processo privatista, desenvolvidas pelas políticas neoliberais em curso em vários estados brasileiros e em nosso País. Questionavam a grave crise política que assolavam o País. Crise esta, que levou ao desmonte do estado nacional brasileiro, a institucionalização da desigualdade em vários setores das políticas públicas e a exclusão social.
Mesmo com o testemunho de uma luta legitima, com uma pauta cidadã a direção da Universidade vem perseguindo profissionais e estudantes pela participação em um processo legitimo manifestação democrática, abrindo sindicância administrativa contra servidores e processo administrativo disciplinar contra estudantes que participaram do movimento de ocupação
Agindo dessa maneira, a administração criminaliza trabalhadores e estudantes pela participação um movimento legitimo, em defesa de um serviço público essencial para a Sociedade. Repudiamos veementemente tal conduta. Tal atitude é inconcebível com o estado democrático de direito, uma afronta a Democracia que deve permear as relações entre os Cidadãos e as instituições.
Refutamos a abertura de quaisquer atos administrativos contra os profissionais que de forma profissional sempre defenderam o papel desta instituição e de igual forma, aos estudantes que participaram dessa manifestação cidadã. A coragem e a determinação de todos/as (estudantes e profissionais) não será em vão. A Educação pública lembrará eternamente desse momento. Que nunca falte a Coragem e a Ousadia para continuar lutando por uma sociedade justa, pela defesa da Escola Pública, pela justiça social. Que a verdade seja restabelecida e vencedora desta realidade.
Sintep/MT, Livre, Democrático e de Luta!
Cuiabá, MT – 14/10/2017 19:19:00