Por RODRIGO AMORIM/ Secretaria de Comunicação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso promoverá na próxima segunda-feira (13.02), às 14h30, no auditório Milton Figueiredo, uma audiência pública para debater a formação de jovens por meio de políticas preventivas envolvendo as áreas de educação e segurança pública. De iniciativa do deputado Valdir Barranco (PT), o tema é de grande repercussão, pois, além unir as pastas de Educação e Segurança Pública, tem reflexos em todas as camadas sociais.
“A violência e o uso de drogas levam à degradação humana e até mesmo à morte. São problemas que se manifestam em todas as classes sociais e a cada dia fazem mais vítimas em nosso estado. Vitimizam pessoas de todas as idades, mas em grande parte jovens, muitas vezes em âmbito familiar, no caso da violência doméstica, e nas escolas e fora delas quando falamos de drogas e entorpecentes. Assim sendo, a escola – que é um espaço de formação e que agrega o que se tem de mais precioso em nosso estado, a juventude, não pode ficar sem a devida proteção dos agentes públicos”, argumenta Valdir Barranco.
Para o parlamentar, um dos papéis das escola é a construção da cidadania com direitos humanos, observando a dimensão cultural e ética do processo educativo. Para tanto, políticas e projetos ligados à educação e segurança pública são fundamentais para que a cultura da paz seja desenvolvida.
Conforme o estudo Atlas 2016, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de mortes de jovens em Mato Grosso cresceu 54,3% entre 2003 e 2014. Em dez anos, foram registrados 5.128 assassinatos de jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos. O mesmo levantamento aponta que a probabilidade de um jovem ser vítima de homicídio é menor para aqueles com grau de instrução mais elevado. “As chances de um indivíduo com até sete anos de estudo sofrer homicídio no Br
A audiência pública “Formação de Jovens com Políticas Preventivas e Segurança Pública” contará com a participação, já confirmada, de servidores e representantes das Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Conselho Estadual de Educação (CEE), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Fonte – SECOM ALMT