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SME/VG NÃO VALORIZA PROFISSIONAIS ADEQUADAMENTE , MAS APLICA AVALIAÇÃO AUTORITÁRIA E COBRA RESULTADOS

Por Gilmar Soares images (1) N�o preciso aplicar uma avalia�o na administra�o municipal de Vrzea Grande na Educa�o, para saber que o resultado ser uma nota muito baixa, tendo em vista que os gestores, Sr Prefeito Wallace Guimar�es e Jonas Sebasti�o s�o pssimos em fazer a li�o de casa. Caso algum duvide disso, segue alguns elementos que comprovam, mesmo sem aplicar uma prova, a baixa qualidade e eficincia dos gestores em Vrzea Grande: o piso dos professores em Vrzea Grande est abaixo do mnimo nacional; nosso municpio n�o cumpre com a horas de trabalho pedaggico na jornada do professor, que deveria de ser de 1/3 da jornada de 25 horas, fazendo com que os professores atuem apenas 16 horas em sala, quando est�o atuando em 20 horas. Junto aos funcionrios das escolas, continua a comprova�o (sem precisar aplicar qualquer avalia�o) de que a administra�o Wallace Guimar�es e Jonas Sebasti�o ineficiente do ponto de vista humano-profissional: desde 2010, h funcionrios que foram profissionalizados, mas que continua recebendo como n�o-profissionalizados. Alis, a revis�o do PCCS t�o reivindicada pelos educadores, encontra na administra�o uma barreira de incapacidade para transpor limites dos interesses pessoais. Na SME prevalece os interesses fisiolgicos e financeiros que prejudicam diretamente a vida na escola. Nas portarias, que ir�o reger o ano letivo de 2015, medidas est�o sendo adotadas que ir�o complicar ainda mais a vida dos educadores e comprometer a qualidade da educa�o das nossas crianas. Est�o sendo retirados os professores para as crianas de at 02 anos nas CMEIs (creches); num flagrante desrespeito constitui�o, ser�o contratados pela SME, estagirios para atuarem como TDEs (Tcnicos em Desenvolvimento Educacional) e est�o sendo retirados das escolas, os zeladores, aqueles que s�o responsveis pelo cuidado da escola – em seu espao interno e a segurana das crianas dentro da escola e – at o momento aonde os responsveis vem busc-las, aps perodo de aula. Sem esses profissionais, j podemos imaginar o que poder acontecer. Fato que mesmo n�o fazendo a li�o de casa, a SME vida em cobrar resultados. Uma avalia�o publicada no Dirio Oficial da AMM no dia 04 de dezembro de 2014, pginas 212 a 214, demonstra o autoritarismo de uma administra�o, que n�o oferece as condies para os profissionais desenvolverem suas atividades, mas n�o abre m�o dos resultados. Quanto avalia�o, s�o problemas o contedo e a forma como a avalia�o est sendo aplicada. Do ponto de vista do contedo, na avalia�o para os professores dos 1s, 2s e 3s anos, a meritocracia sua marca principal, porque centra na condi�o do professor ser mais bem avaliado conforme o numero de alunos alfabetizados. Outro ponto limitador das avaliaes o carter de subjetividade das questes, que requer interpreta�o subjetiva de quem aplica a avalia�o, uma vez que a avalia�o somente de resultado pessoal e n�o h uma avalia�o de resultados da gest�o na SME e da gest�o na escola. Um complicador do processo avaliativo que acontece na SME/VG que o mesmo aplicado de forma unilateral, sem participa�o do profissional na composi�o do resultado ficando somente a nota de quem o avaliou, o que torna o processo autoritrio. Outra inconsistncia do processo de avalia�o na SME/VG que a mesma n�o segue os princpios de uma avalia�o processual, tendo no diagnstico a sua condi�o fundamental de tomar iniciativas de reparar os problemas que impedem os educadores em desenvolver, com qualidade, sua fun�o. O tambm lamentvel, que muitas gestes nas escolas, n�o conseguem contrapor o autoritarismo da SME/VG e reproduzem s cegas o processo de avalia�o. Curioso que muitas de nossas unidades escolares est�o sofrendo com pssimas condies de infraestrutura, com problemas que oferecem riscos diretos vida dos que habitam o espao da escola e que a administra�o sequer tem o compromisso de resolver. Professor Gilmar Soares presidente da Subsede do SINTEP/VG, dirigente sindical da CUT/MT, SINTEP/MT e CNTE  

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