HomeNotíciasSINTEPVG marca presença na abertura dos trabalhados dos Vereadores de VG

SINTEPVG marca presença na abertura dos trabalhados dos Vereadores de VG

Os profissionais da educação da rede municipal de Várzea Grande, como tem feito nos últimos 10 anos, marcaram presença no retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Várzea Grande. A sessão solene de Abertura do Ano Legislativo de 2025, aconteceu nesta segunda-feira, 17 de fevereiro.

Segundo o presidente do  Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG), professor Juscelino Dias de Moura, a categoria vai acompanhar todas as sessões e dialogar com os vereadores e vereadora. “A nossa principal demanda é garantir a recomposição salarial de 6,27% para todos os trabalhadores da educação, de acordo como crescimento do Piso Salarial Profissional Nacional e também um planejamento de recuperação do ganho salarial para os servidores técnicos que está defasado em 68,81%”, afirma o professor.

O professor Jucelino Dias de Moura ainda explicou que além de protocolar a PAUTA DE REINVIDICAÇÕES DE 2025, tendo em vista a data base da Educação, que é no mês de janeiro o Sindicato tem reforçado e cobrado respeito a legislação (Lei nº 11.738/2008, que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério público da educação básica para o exercício de 2025 e  Lei Complementar 3.797/12 (Plano de Carreira, Cargos e Salários – PCCS).  “Nossa esperança é que a nova legislatura e a nova gestão coloquem fim na série de CALOTES e prejuízos que os servidores públicos e os trabalhadores da educação sofreram ao longo dos os últimos 10 anos”, avalia o presidente do Sintep/VG.

ACESSEM, ASSISTAM E COMPARTILHEM O VIDEO DA ATIVIDADE 

Reivindicações

A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES tem 18 pontos, que estão contidos na CARTA COMPROMISSO (anexo), assinada pela então candidata a prefeita de Várzea Grande Flávia Petersen Moretti de Araújo, no dia 25/09/24.

A PAUTA DE REINVIDICAÇÕES DE 2025, que já foi protocolada em audiência com o secretário Municipal de Educação de Várzea Grande, Edson Sestari, no dia 14 de janeiro, é acompanhada por um estudo da defasagem salarial dos profissionais da educação. Apenas para os professores, a prefeitura de VG deixou de reajustar o piso salarial da categoria em 19,55% em relação ao Piso Nacional. Já a situação dos servidores Técnicos (TAE, TDE, TSAE), é mais dramática, pois estão há 7 anos acumulando um déficit de 68,81% de defasagem salarial. “Foram quase 10 anos, de desrespeito e descumprimento da legislação nacional e municipal, causando prejuízos irreparáveis a toda categoria da educação”, avaliou o professor Juscelino, deixando claro que é importante, estabelecer uma política de recuperação da massa salarial e de valorização da nossa categoria.

Baixe o documento PROTOCOLADO, na íntegra

 

Mais lidos
Relacionados
Feito com muito 💜 por go7.com.br