Além das dificuldades geradas para ineficiência do Governo do Estado em atender a demanda de educacional em Várzea Grande, a SEDUC/MT ainda criar dificuldades para o desenvolvimento Curso de Profissionalização de Funcionários de Escola – o PROFUNCIONÁRIO – que existe no CEJA Licínio Monteiro em Várzea Grande.
Desde a posse, o Governador Pedro Taques, a SEDUC/MT, sob a gestão Permínio Pinto, tenta impedir a continuidade do Profuncionário no Ceja Licínio Monteiro. Como se já não bastasse a não abertura de vagas em 2015 e nem a previsão para 2016, a Seduc agora tenta tirar os cursistas do período matutino e ameaça leva-los para outra escola.
A denúncia feita pelos cursistas, que estão alertas para a mobilização necessária para concluir o curso no mesmo período em função do seu trabalho nas escolas onde atuam.
Ceja Licínio Monteiro: uma escola em disputa
“A nova tentativa de transferir os cursistas de turno ou de escola no CEJA Licínio Monteiro é consequência da vexatória ausência do governo do Estado no atendimento da demanda do Ensino Fundamental anos iniciais em Várzea Grande”, afirma o professor Gilmar Soares Ferreira, Presidente do Sintep/VG que acompanha as tentativas do Governo Pedro Taques de tentar fechar escolas, deveria construir escolas decentes para acolher os estudantes no centro da cidade e em vários conjuntos habitacionais que estão sendo inaugurados sem as dependências de uma sala de aula.
“Estudos apontam que somente no centro de Várzea Grande mais de 300 alunos do Ensino Fundamental anos iniciais não teriam onde estudar, se não fosse o CEJA Licínio Monteiro ceder no período matutino 8 salas de aulas para a rede estadual, estas crianças estariam sem escola”, pontua o presidente da subsede.
“O problema é que de 8 salas, a Seduc já está requerendo mais 4 salas, o que inviabilizará a permanência do Profuncionário no período matutino”, enfatiza.
A Direção da escola, em reunião, solicitou à Seduc reunir com os cursistas do Profuncionário para informá-los e convencê-los da decisão. A Seduc, ainda não confirmou a data e o horário da reunião.
Diante dessa situação, a Direção do Sintep Subsede de Várzea Grande convocará os cursistas para esclarecer a situação e buscar formas de assegurar a continuidade do Profuncionário no Ceja Licininio Monteiro