Os profissionais da educação da rede municipal de Várzea Grande realizaram ato público e caminhada pelas ruas centrais da cidade até à prefeitura municipal para marcar o primeiro dia da greve por tempo indeterminado. A greve que começa hoje, segunda-feira (06.06), foi aprovada em assembleia realizada na quinta, dia 2 de junho.
De acordo com a direção do Sintep/VG, a categoria decidiu retomar a greve porque a prefeita Lucimar Campos desrespeitou o termo de mediação assinado na Justiça de Mato Grosso em 2015. A prefeita encaminhou proposta de reajustar em 11,36% o piso salarial somente aos professores, excluindo os funcionários: técnicos, merendeiras e vigias, estabelecido na Lei 3797/12 e Lei 4.093/2015.
Para o professor da escola municipal Valdemiro Bertulio, Jocelino Moura, a categoria não aceita a forma como a Administração Municipal de Várzea Grande discrimina os funcionários de escola, negando a eles o direito à revisão salarial. “Somos todos profissionais da educação.Não corrigir os salários dos funcionários é promover ainda mais a miséria aos funcionários que já recebem um salário de miséria”, afirma.
A categoria também cobra a revogação da portaria 032/2016, que diminuiu o quadro de servidores de apoio nas escolas e mantida a Portaria 046/2015 que assegura o quantitativo suficiente de pessoal para atendimento da demanda da educação. E também cobram urgência da administração na implementação e revisão do enquadramento com atualização imediata de todos os salários e a apresentação do calendário de pagamento dos atrasados e a revisão do PCCS da categoria conforme acordado nos Termos de Mediação unto ao TJ/MT.
Os profissionais também cobram da administração cortes nos cargos comissionados para assegurar recursos para pagamento da atualização do piso para todos os profissionais da carreira.
Programação da Greve da Rede Municipal
07/junho- visita as escolas, saídas da subsede às 7h30
08/junho- acampamento prefeitura das 8h às 16h
08/junho- vígilia na Câmara de vereadores às 18h
09 e 10/junho- visita as escolas, saída da subsede às 7h30