Garantir a aplica�o correta dos recursos da Educa�o; valorizar os (as) profissionais da Educa�o com garantia do Piso Salarial, jornada nica e carreira digna; avanar na equipara�o das carreiras das redes municipais com a rede estadual. Estes s�o alguns dos pontos de luta que o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Pblico de Mato Grosso (Sintep-MT) defender no prximo dia 30 de abril, durante o dia de Paralisa�o Estadual, com um ato pblico, na Praa Ipiranga, s 15 horas. A paralisa�o integra a Grev e Nacional da educa�o, com repercuss�o em todos os municpios de Mato Grosso. O ato uma a�o dentro da 16 Semana Nacional em Defesa e Promo�o da Educa�o Pblica (27 de abril a 1 de Maio). Durante a semana, as escolas pblicas em todo o pas estar�o debatendo o tema ?Educa�o, Trabalho e Democracia?. Durante os trs dias que antecedem a paralisa�o nacional, as escolas discutem as metas dos Planos Municipais de Educa�o, em conformidade com o Plano Estadual e Plano Nacional de Educa�o (PNE). ?Enquanto o PNE estabelece metas para avanar na eleva�o do salrio mdio dos educadores, em MT o que vemos s�o os prefeitos rebaixando o valor do piso ou pagando o piso apenas no nvel mdio. Tambm os prefeitos atuam para desconstituir as carreiras conquistadas. Alm do piso, atacam a profissionaliza�o dos funcionrios, tirando-os da carreira. Contra tido isso vamos paralisar no dia 30. No Estado foram estabelecidos onze (11) pontos prioritrios para os debates. Alm dos trs citados anteriormente, somam-se ainda: educa�o integral, em tempo integral; fortalecimento da gest�o democrtica; garantia da hora atividade para os professores interinos e efetivos; profissionaliza�o dos (as ) funcionrios (as) da educa�o. E ainda, melhoria da infraestrutura e equipamentos das escolas; Planos Municipais de Educa�o articulados com o Plano Estadual e Plano Nacional de Educa�o; Aplica�o da Lei 510/2013 garantindo a Poltica da Dobra do Poder de Compra da rede estadual; e, revis�o da Poltica Fiscal no Estado e nos municpios resguardando na poltica de isen�o e incentivos fiscais os percentuais que devem ser aplicados na educa�o. FonteSintep-MT