Foi preciso muitos acidentes e algumas mortes para que a administração de Várzea Grande tomasse uma iniciativa sobre segurança na Avenida 31 de março.
Após a morte de um Jovem de 18 anos, vitimado em acidente nesta avenida, no dia 15 de julho, aconteceram dois atos públicos exigindo mais paz e segurança no trânsito.
A população também recolheu assinaturas para exigir melhorias. Entre as melhorias exigidas estão: 1) Instalação de quebra-molas para reduzir a velocidade dos veículos (o que já começou a ser realizado pela prefeitura); 2) Melhorar a sinalização da avenida; muro de proteção para pedestres e ciclista, já que a avenida possui ciclovia e via para pedestres e 4) Aumentar as vias de acesso aos bairros.
Foi realizado um levantamento com fotos onde foi comprovado que num trecho de 3,1 Km da avenida existe 21 acessos remotos, clandestino, feitos pelos próprios motoristas que avançam sobre o canteiro para adentrar aos bairros ou sair deles. É que neste trecho só existe dois retorno muito distantes um do outro, o que exige intervenção da administração para facilitar a vida dos condutores de veículos.
ABAIXO-ASSINADO
Durante um mês foi coletado assinaturas para reivindicar melhorias junto à administração. Na tarde de ontem (15/08), organizadoras e apoiadores dos atos públicos realizados protocolaram junto ao Ministério Público mais de 700 assinaturas de moradores da região pedindo melhorias na pista.
Centenas desses assinantes são praticantes de caminhada ao longo da Avenida 31 de março e se mostram preocupados com a falta de segurança na pista e apoiaram grandemente a realização do abaixo-assinado.
CURVA DA MORTE
Na visita ao Ministério Público, os organizadores do abaixo-assinado conversaram com a assessoria da Promotora Maria Fernanda para atualizar as informações sobre um PP – Procedimento Preparatório para implantação de medidas de segurança na chamada “curva da morte” na Avenida 31 de março, na altura do Bairro da Manga.
As organizadoras informaram a Promotoria através de fotos, que a proteção “meia boca” colocada pela prefeitura não resistiu aos impactos de outros acidentes no local e estava no chão. Entretanto, na semana que passou, a mesma foi retirada totalmente pela prefeitura e no local não sequer uma sinalização de que há perigo na lateral da pista.
Em que pese a administração já ter iniciado a instalação de quebra-molas na avenida, não há por parte da administração qualquer informação de quantos serão instalados e quantos mais serão instalados.
O Sintep VG apoiou a realização dos Atos Públicos e a coleta de assinaturas.