De 19 a 21 de outubro acontece na Costa Rica o encontro regional contra a privatização e a comercialização da educação. O evento é organizado pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e tem a participação de representantes de sindicatos de professores de diversos países. A diretoria da CNTE esteve presente no encontro.
De acordo com a Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli, o objetivo do evento é socializar a pesquisa que cada país fez sobre a privatização e mercantilização da educação e elaborar um plano de ação em cada pais, no combate a privatização e em defesa da escola pública.
“Com a presença de governo federal golpista, apoiado essencialmente pelos empresários que só pensam em lucrar facilmente, as iniciativas de terceirização e comercialização da educação pública vai se intensificar. Nossas entidades sindicais precisam organizar a resistência e a defesa da educação pública frente a esses ataques. Daí a importância deste evento que nos ajuda a conhecer esta realidade na América Latina, mas, sobretudo, nos prepara para enfrentá-la”, afirmou o Secretário de Formação da CNTE, Gilmar Soares Ferreira.
Estão presentes representantes do Brasil, do Uruguai, da Argentina, do Paraguai, de El Salvador, da Colômbia, de Honduras, do México, da Republica Dominicana e da Costa Rica.
Além da Secretária Geral da CNTE e do Secretário de Formação, também esteve presente a professora Fátima Silva, Secretária de Relações Internacionais da CNTE e Vice-Presidenta da IEAL.