No dia 20 de fevereiro, terça-feira, na primeira sessão da Câmara de Vereadores de 2024, a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG), realizará Ato Público para pressionar os vereadores, no retorno dos trabalhos legislativos. A concentração será a partir das 7h30, em frente à câmara de vereadores.
De acordo com o professor Juscelino Dias de Moura, presidente do Sintep/VG, o principal objetivo da mobilização do dia 20 de fevereiro será cobrar e pressionar os vereadores no retorno dos trabalhos do legislativo para que eles exerçam, realmente, o papel de fiscalizar e de cobrar do prefeito o cumprimento da legislação. “Também vamos pressionar o legislativo para que cobrem do prefeito Kalil Baracat (MDB) e do secretário Silvio Fidélis o atendimento a pauta de reivindicação de 2024 dos profissionais da educação.
Entre os principais pontos de pauta estão as seguintes questões: Recomposição salarial do piso nacional que para este ano está em 3,62%, pagamento do déficit acumulado de 69,01% para os servidores técnicos – merendeiras, vigias, ASG, TDI, TDE, TAE. E, ainda o pagamento dos 20,40% de resquício do piso salarial nacional do ano de 2022, que não foi pago, só pagou 12,84%. Além desses pontos, ainda tem a questão do rateio do Fundeb e do pagamento de um terço de hora atividade corretamente para os docentes.
“Vamos começar com esse ato público, no início dos trabalhos dos vereadores, e iremos prolongar com outras mobilizações durante os meses de março, abril e principalmente em maio, no aniversário da cidade. Isso, caso o executivo não negociar e não avançar no atendimento da nossa pauta”, explica o presidente do Sintep/VG.