Nesta quinta-feira (20/02), durante reunião convocada para discutir a implantação do modelo cívico-militar na Escola Estadual Fernando Leite, em Várzea Grande, a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso – Subsede de Várzea Grande (Sintep/VG), foi impedida de se manifestar.
A diretora da instituição, de maneira antidemocrática e desrespeitosa, desligou o microfone enquanto o presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias Moura, falava. “Essa atitude evidencia a imposição autoritária da Secretaria de Educação na implementação do modelo cívico-militar nas escolas estaduais, sem abrir espaço para o diálogo”, afirma o professor Juscelino.
Há três anos, o governo militarizou a Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, desrespeitando a Comunidade Escolar que, em Assembleia, votou contra a militarização. No ano passado, a tentativa de militarizar o Fernando Leite foi barrada pela resistência dos alunos, mas o governo ainda insiste nessa medida. E, novamente ameaça as escolas Vanil Estabilito e Fernando Leite com a militarização, tentando impedir as manifestações do Sindicato e da comunidade escolar, durante as reuniões.
“Com a militarização das escolas, o governo transferir para os militares um papel que é dos educadores e profissionais da educação, além de não permitir a participação da comunidade escolar . Esse processo começou após enfraquecer a gestão democrática nas escolas de Mato Grosso, limitando o direito de voto aos alunos maiores de 16 anos, enquanto antes estudantes a partir dos 12 anos podiam votar nas eleições para diretores”, explica o presidente do Sintep/VG.
Em panfleto, o Sintep/VG busca esclarecer aos pais, mães e alunos sobre a REALIDADE do modelo cívico-militar. No documento Sindicato enfatiza que a solução para a educação não é militarizar, e sim INVESTIR nos profissionais da educação, pagando-os adequadamente, AUMENTAR o tempo de qualidade dos estudantes nas escolas e PROMOVER um ensino humanizado. Por isso, a mobilização continua!
Assista o video, compartilhe e comente
Ver essa foto no Instagram