Nesta segunda-feira (30.11), a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG), junto com um grupo de professores aposentados foram recebidos pelo presidente do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande – PREVIVAG, Juarez Toledo Piza, após algumas horas de espera, para cobrar o pagamento salários com os 12,84%.
O Sindicato também protocolou documento cobrando o imediato pagamento da diferença aos professores aposentados da rede municipal, conforme Lei Complementar 108/2020 que reajustou o piso salarial dos Professores que estão na ativa.
O presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura, explicou os efeitos financeiros da Lei que além de retroagir ao mês de março do ano de 2020, nos termos das tabelas, do Art. 2º da Lei, contempla os ativos e inativos. “Solicitamos também esclarecimentos oficial sobre qual o motivo a PREVIVAG não efetuou o pagamento da recomposição salarial de 12,84% aos professores aposentados, inclusive os retroativos dessa recomposição na folha de novembro? De que forma e quando eles irão receber esse direito?”, questionou a direção do Sintep/VG.
O presidente do PREVIVAG se comprometeu em buscar uma solução junto com a equipe de planejamento e administração de governo para resolver o problema de falta de orçamento, apesar de deixar claro que tem recurso para pagar, mas que não foi planejado.
O Sindicato cobra a confecção de uma folha suplementar urgente. “Deixamos claro que essa situação é inadmissível, uma vez que o reajuste é anual, que deveria ter sido planejado, pois esse índice de 12,84% foi divulgado ainda no final do ano de 2019”, frisou o professor Juscelino Dias.
“Amanhã, terça-feira (01/12), às 8h, na sede da PEVIVAG, faremos uma nova reunião. Esperamos uma solução imediata para evitar mais prejuízos aos professores aposentados. Basta de prejuízos”, completa o presidente do Sindicato.
A PREVIVAG está situada na Av. Presidente Arthur Bernardes nº 865 – Centro Sul – IPASE.