HomeNotíciasSintep/VG cobra recontagem dos pontos de professores e técnicos no Processo Seletivo...

Sintep/VG cobra recontagem dos pontos de professores e técnicos no Processo Seletivo em VG

Em conjunto com a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso – Subsede de Várzea Grande (Sintep/VG) – professores e técnicos denunciaram irregularidades e cobraram transparência no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura. Vários profissionais, com mais de 15 anos de serviços prestados na rede municipal de Educação de Várzea Grande ficarão desempregados em 2022.

Na sexta-feira passada (10/12), o protesto dos professores e servidores técnicos foi em frente a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL). Na ocasião, foram recebidos pelo secretário de educação, Silvio Fidelis, que se comprometeu em fazer uma reunião com a empresa para analisar os problemas que foram detectados e analisar caso a caso.

De acordo com os relatos encaminhados ao Sindicato, vários professores tiveram suas pontuações avaliadas e validadas de forma desigual. “A mesma pontuação que um professor tem e outro tem igual, após o processo, teve uns que foram bem avaliado e outros não, teve uns que foram inclusive zerados. Mesmo com o mesmo certificado, com o mesmo diploma. Uns tiveram muita pontuação e outros pouquíssimas pontuações, muitos foram desclassificados nem sequer saíram na lista”, explica o professor Juscelino Dias de Moura, presidente Sintep/VG.

Segundo a secretária de assuntos jurídicos, Cida Cortez, a primeira providência é deixar claro, que a empresa que foi contratada pela administração pública para fazer a contagem de pontos dos contratos temporários e não fazer um teste seletivo. “Vale lembrar a contagem de pontos sempre foi feito nas unidades escolares, na frente da pessoa interessada, e desta vez, a contagem de pontos com inscrições, no valor de 40 reais, foi feita por uma empresa de fora do estado de Mato Grosso. Todos os relatos hoje das pessoas que tiveram prejuízos relatam a dificuldade de falar com a empresa seja de forma online ou pelos telefones disponíveis. Muitas pessoas entregaram seus documentos e algumas foram desclassificada porque o Instituto Selecon atesta que não recebeu essa documentação. A situação é grave e requer uma medida enérgica por parte do secretário municipal de Educação”, avalia Cida Cortez, ressaltando que o Sindicato espera que a situação precisa ser resolvida caso a caso, para que a gente não tenha que procurar outras instâncias para que o processo de contagem de pontos seja transparente e justo.

Nesta segunda-feira (13/12), pela segunda vez, o grupo de professores e técnicos em conjunto com a direção do Sindicato se concentraram na porta da prefeitura de Várzea Grande para cobrar a recontagem dos pontos desses profissionais. Porém não foram recebidos pelo prefeito Kalil Baracat e sim pela secretária de seu gabinete. Indignados os professores e técnicos registraram o ocorrido na Promotoria de Justiça de VG. 

O Sindicato também já acionou o departamento jurídico para garantir, mesmo que na justiça, mais lisura e transparência no processo de contratação dos profissionais temporários que irão atuar na rede municipal de educação de VG.

Mais lidos
Relacionados
Feito com muito 💜 por go7.com.br