O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público subsede de Várzea Grande (Sintep/VG) , Gilmar Soares Ferreira e o e secretário de organização sindical , Juscelino Dias Moura estiveram reunidos, nesta quarta-feira (31.01) com o secretário de Educação, Silvio Fidelis e com Subsecretária, Catarina Sena Barros de Toledo para tratar do não pagamento do reajuste de 6,81% para professores e das dezenas de pessoas que ficaram sem o pagamento do 1/3 de férias.
Os professores e professoras ficaram sem receber o reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério, previsto no parágrafo único do artigo 5º da Lei 11.738, o reajuste de 6,81% para 2018, agora em janeiro. Segundo o Secretário o pagamento dos professores na folha de janeiro, dependia da aprovação do Projeto de Lei encaminhado pela prefeitura, que deve ser confirmado apenas no retorno dos trabalhos do legislativos municipal.
A Direção do Sintep/VG, de modo urgente, buscou a audiência para reivindicar a publicação de uma folha de pagamento complementar.
O Secretário de Educação confirmou que o pagamento do reajuste dos professores será pago retroativo ao mês de janeiro, tão logo os vereadores retomem as atividades parlamentares e que fará um levantamento criterioso para apontar os motivos do não pagamento de 1/3 de férias, que segundo ele foram 81 trabalhadores.
Os diretores do Sintep/VG reafirmaram a necessidade da folha suplementar para o pagamento do reajuste dos professores e dessas pessoas que ficaram sem o direito constitucional do pagamento do 1/3 de férias, ressaltando que deveriam ser pagas em dezembro, antes do gozo das férias, e não no final delas. O ano letivo de 2018 da rede municipal de Várzea Grande começará já, no dia 19 de fevereiro.