O Sindicato do Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza, a partir desta sexta-feira (14.09), às 9 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, três dias (14, 15 e 16) de Encontro Extraordinário de Educação, 2018. O objetivo é resgatar o protagonismo dos 53 anos de história da luta organizada dos/as trabalhadores/as da educação em Mato Grosso, e os 30 anos de reabertura democrática, quando se torna sindicato e referência de luta dos/as trabalhadores/as da educação.
Os debates abordarão o cenário político nacional e estadual frente as lutas e desafios da categoria e de toda a classe trabalhadora para assegurar direitos. O tema de abertura “A Conjuntura Política Educacional diante da Nova Faceta Neoliberal”, terá como palestrantes o professor doutor Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás; a vice presidente da Central Única dos Trabalhadores, Carmen Helena Foro; e, o coordenador nacional do Movimento Sem-Terra, Erivan Hilário.
“A realização do Encontro, na conjuntura política das Eleições para presidente do Brasil, governadores, senadores, deputados federais e estaduais constitui-se como espaço importante para a classe trabalhadora fortalecer sua resistência e preparar para os enfrentamentos futuros”, destaca o vice-presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira
As palestras terão a participação de cerca de 500 delegados e delegadas eleitos nos municípios. Juntos refletirão sobre o contexto eleitoral de 2018, e os desafios para assegurar as políticas educacionais, com destaque para a opção por um currículo inclusivo que corresponda à realidade e à diversidade da comunidade escolar, considerando a disputa e a defesa de um projeto para uma sociedade justa e igualitária.
O Sintep/MT, como principal instrumento de organização dos/as Trabalhadores/as da Educação em MT, terá durante o Encontro relatos do protagonismo na história da entidade, desde a fase embrionária como Associação até a fundação do Sindicato. Para apresentar e relatar as diferentes fases e os enfrentamento, a programação inclui cinco momentos, distribuídos durante os três dias, com depoimentos dos ex-presidente do sindicato, desde a década de 80 até 2018.
No encerramento das atividades, no domingo será deliberado coletivamente a Carta Compromisso dos candidatos com a Educação. O texto apresentará a cobranças da categoria para assegurar com os governantes a efetivação de uma Educação Pública, Gratuita, Laica e socialmente referenciada.
Confira a programação
Assessoria/Sintep-MT