HomeNotíciasDireção do Sintep/VG se reúne com Secretário de Educação de VG

Direção do Sintep/VG se reúne com Secretário de Educação de VG

Nesta segunda-feira (22.10), a direção da Subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) foi recebida em audiência pelo secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (SMECEL/VG), Silvio Fidelis para tratar das portarias que irão regulamentar o ano letivo de 2019, do cronograma de enquadramento e das reivindicações da categoria.

De acordo com o professor Juscelino Dias de Moura, presidente do Sintep/VG, foi protocolado um documento com os encaminhamentos aprovados na reunião com os diretores e coordenadores de escolas sobre a Portaria Nº 129 que trata do calendário escolar e atribuição de classe, da Portaria Nº 130 que trata da remoção e a Portaria Nº 131 que trata do número de profissionais da educação nas escolas e também foi cobrado do Secretário Silvio a formação de uma comissão para discutir e garantir a gratificação de dedicação exclusiva para a equipe gestora das unidades educacionais.

“Além disso, cobramos o aumento do repasse financeiro para as unidades escolares que estão com valor congelado desde 2012 – conforme relato de alguns diretores de unidades escolares. Também denunciamos o abuso de poder e perseguições politicas que alguns trabalhadores estão sofrendo nas unidades educacionais por parte de gestores escolares. Ainda informamos ao Secretário Silvio Fidelis a criação do Fórum Sindical dos Servidores Públicos de Várzea Grande e solicitamos a mediação para agendar uma audiência, até o dia 6 de novembro, com a prefeita Lucimar Campos”, informou o presidente do Sintep/VG

Outro ponto tratado com secretário foi a questão do enquadramento. A direção do Sindicato cobrou do Secretário a apresentação de um cronograma de enquadramento dos profissionais da educação. “Na Lei Orçamentária Anual (LOA), do ano passado estava previsto um milhão. Mas, quase nada aconteceu em relação ao enquadramento. Na LOA deste ano, estava previsto apenas R$ 900.000, com a intervenção do Sindicato o valor passou para R$ 4,3 milhões”, explica o professor Juscelino. Cobramos também do Secretário para rever a questão do corte de ponto feito de maneira autoritária contra os trabalhadores que participaram da paralisação com ato público realizada no dia 26/09, onde cobravam direito da progressão funcional, enquadramento já assegurado pela justiça e que vem sendo negado pela prefeita Lucimar Campos.

Segundo o secretário de finanças do Sintep/VG, Gilmar Soares, o secretário Silvio Fidelis ficou de rever essa questão do corte de ponto com urgência e as metas da educação para o próximo ano. “Esperemos que mantenha o compromisso e constitua as comissões de trabalho para fazer os enquadramentos e aplicação dos recursos aprovados na peça orçamentária”, frisa o professor.

Além da funcionária do Sindicato, Graciela Vargas, também participou da reunião o professor Carlos Roberto de Oliveira que exerce o cargo de Secretario de cultura do Sintep/VG.

Mais lidos
Relacionados
Feito com muito 💜 por go7.com.br