A direção da Subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) participou da Semana Pedagógica, que teve início na quinta-feira (07.02) e terminou neste sábado. O evento foi dividido em três polos: EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha; Anexo da secretaria de Educação e EMEB “Professora Marilce Benedita de Arruda.
O professor Juscelino Dias de Moura, presidente do Sintep/VG, que acompanhou a Semana Pedagógica, deu as boas-vindas aos concursados parabenizando-os pela aprovação no concurso, reafirmou a disposição de luta do Sindicato por melhores condições de trabalho por valorização profissional e desejou aos demais trabalhadores da educação força e ânimo para os desafios do ano letivo.
O professor apontou também as principais reivindicações da categoria que vai do enquadramento já assegurado pela justiça, o direito da progressão funcional, que vem sendo negado pela prefeita Lucimar Campos, sistematicamente. “Ao negar a progressão funcional e a revisão enquadramento dos profissionais da educação (assegurado inclusive na justiça) agora, a prefeita Lucimar descumpre mais uma vez a legislação garantindo o reajuste de 4,17% – somente aos professores – amargando mais um prejuízo aos funcionários da educação”, afirma o presidente do Sintep/VG, questionando que se a prefeitura tem dinheiro para emprestar para o estado pagar as contas, conforme foi anunciado pela mídia, deveria antes pagar a dívida que está acumulada com os servidores públicos municipais.
Juscelino também apontou a necessidade da categoria manter a união e a disposição de LUTAR para avançar nas conquistas. “Temos o desafio de manter os direitos já conquistados por lei, como o enquadramento, pagamento do retroativo, jornada e carreira, pois somente a RESISTÊNCIA e LUTA garante e continuará garantindo direitos. Se há algo a perder que se perca o MEDO e a IGNORÂNCIA, nunca a ESPERANÇA e a CORAGEM de LUTAR” completou o presidente do Sintep/VG.