HomeNotíciasAssessores Pedagógicos da Rede Estadual de Ensino são eleitos em Várzea Grande

Assessores Pedagógicos da Rede Estadual de Ensino são eleitos em Várzea Grande

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso realizou no dia 12 de novembro as eleições para a assessoria pedagógica às escolas estaduais nos municípios ou escolas de regiões em que mais de um município recebe atendimento dos assessores.
O processo de escolha dos assessores é mais uma ação de gestão democrática e participativa que faz de Mato Grosso uma das experiências mais exitosas em termos de Gestão Democrática no país.
Desde os anos 80, com forte atuação dos profissionais da educação na luta por direito à educação pública, gratuita e de qualidade, foi se consolidando experiências de gestão democrática como a criação de conselhos deliberativos da comunidade escolar, eleição para diretor e por último, a escolha da assessoria pedagógica pelo voto da comunidade educacional.
Em Várzea Grande foram eleitos 5 novos assessores pedagógicos para o próximo triênio 2019/2021. Terão a incumbência de acompanhar as escolas e a política educacional no município, de forma a assegurar que o atendimento da demanda, tanto pela rede estadual e também pela rede municipal aconteçam de forma harmônica.
Em Várzea Grande, o município tem que vários problemas de atendimento da demanda, caberá aos novos assessores trabalhar firme para um melhor planejamento do atendimento da demanda.
Um desses temas é o atendimento das crianças em idade de creche e uma melhor atenção aos estudantes do ensino médio. Tanto a rede municipal quanto a rede estadual falham grandemente no atendimento da demanda.
No caso do ensino médio faltam vagas, falta escola em regiões com aglomerado de conjuntos habitacionais. Alunos ficam sem estudar por não terem condições de deslocar até a escola mais próxima.
No caso das crianças em idade de creche, o município atende menos de 40% da população na faixa etária. Poderia atender mais. Mas o município de Várzea Grande vem atendendo quase que sozinho os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Governo do Estado vem lavando as mãos e jogando esta responsabilidade ao município. O resultado é que faltam recursos para atender esta demanda prioritária, enquanto o Estado não faz nada.
Os novos assessores pedagógicos serão exigidos nessas questões. As expectativas são muitas, uma vez que os eleitos têm referências seguras na formação e atuação na rede estadual de ensino.
A direção do Sintep/VG (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público) parabeniza todos os Assessores Pedagógico de Várzea Grande eleitos e eleitas, manifesta apoio e espera de todos e todas um trabalho compromissado com a defesa e valorização da escola pública.

Mais lidos
Relacionados
Feito com muito 💜 por go7.com.br