HomeCONJUNTURAO pior analfabeto é o analfabeto midiático

O pior analfabeto é o analfabeto midiático

1ArmaGlobo Ele ouve e assimila sem questionar, fala e repete o que ouviu, n�o participa dos acontecimentos polticos, alis, abomina a poltica, mas usa as redes sociais com ganas e nsias de quem veio para justiar o mundo. Prega ideias preconceituosas e discriminatrias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem n�o sabe quem o manipula. Nas passeatas e na internet, pede liberdade de express�o, mas censura e ataca quem defende bandeiras polticas. Ele n�o sabe que o custo de vida, o preo do feij�o, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem das decises polticas. E que elas ?” na era da informa�o instantnea de massa ?” s�o muito influenciadas pela manipula�o miditica dos fatos. N�o v a press�o de jornalistas e colunistas na mdia impressa, em emissoras de rdio e tev ?” que tambm est�o presentes na internet ?” a anunciar catstrofes dirias na contram�o do que apontam as estatsticas mais confiveis. Avanos significativos s�o desprezados e pequenos deslizes s�o tratados como se fossem enormes escndalos. O objetivo desestabilizar e impedir que polticas pblicas de sucesso possam ameaar os lucros da iniciativa privada. O mesmo tratamento n�o se aplica a determinados partidos polticos e a corruptos que ajudam a manter a enorme desigualdade social no pas. Questes iguais ou semelhantes s�o tratadas de forma distinta pela mdia. Aula prtica: prestar aten�o como a mdia conduz o noticirio sobre o escabroso caso que veio tona com as informaes da alem� Siemens. N�o houve nenhuma indigna�o dos principais colunistas, nenhum editorial contundente. A principal emissora de TV do pas calou-se por duas semanas aps matria de capa da revista Isto denunciando o esquema de superfaturar trens e metrs em 30%. jornal nacional analfabeto miditico O analfabeto miditico t�o burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informa�o no Jornal Nacional e leu na Veja, por exemplo. Ele n�o entende como produzida cada notcia: como se escolhem as pautas e as fontes, sabendo antecipadamente como cada uma delas vai se pronunciar. N�o desconfia que, em muitas tevs, revistas e jornais, a notcia j sai quase pronta da reda�o, bastando ouvir as pessoas que v�o confirmar o que o jornalista, o editor e, principalmente, o ?dono da voz? (obrigado, Chico Buarque!) quer como a verdade dos fatos. Para isso as notcias se apoiam, s vezes, em fotos e imagens. Dizem que ?uma foto vale mais que mil palavras?. N�o t�o simples (Millr, ironicamente, contra-argumentou: ?ent�o diga isto com uma imagem?). Fotos e imagens tambm s�o construes, a partir de um determinado olhar. Tambm as imagens podem ser manipuladas e editadas ?ao gosto do fregus?. H uma infinidade de exemplos. Usaram-se imagens para provar que o Iraque possua depsitos de armas qumicas que nunca foram encontrados. A irresponsabilidade e a falta de independncia da mdia norte-americana ajudaram a convencer a opini�o pblica, e mais uma guerra com milhares de inocentes mortos foi deflagrada.

Mais lidos
Relacionados
Feito com muito 💜 por go7.com.br