HomeCONJUNTURAESCOLA E. FERNANDO LEITE DE CAMPOS – UM FAROL DE ESPERANÇA

ESCOLA E. FERNANDO LEITE DE CAMPOS – UM FAROL DE ESPERANÇA

_ Cida Cortez

Neste momento, que se discussão da implantação do modelo cívico-militar em várias escolas de Mato Grosso,  na Escola Estadual Fernando Leite, em especial em Várzea Grande, queremos fazer uma reflexão e expressar o nosso profundo agradecimento a todos que, com dedicação e empenho, defenderam uma educação verdadeiramente democrática e acolhedora.

Acreditamos que a ESCOLA é ser um espaço EDUCACIONAL onde o respeito às divergências não é apenas aceito, mas deva ser o mais celebrado. Pois, cada opinião, cada história e cada perspectiva trazem uma riqueza que enriquece nosso aprendizado coletivo. Partindo deste principio, que aponto a ESCOLA ESTADUAL FERNANDO LEITE DE CAMPOS, como UM FAROL DE ESPERANÇA.

Mas, o que é um farol? Um FAROL é uma estrutura arquitetônica que possui uma luz potente, geralmente localizada em áreas costeiras, com o objetivo de guiar e alertar embarcações sobre a presença de terra firme, recifes, bancos de areia e outros perigos. Além disso, o farol também serve como referência para a navegação marítima, ajudando os navegadores a determinar sua posição e a evitar colisões.

Neste sentido, A ESCOLA E. FERNANDO LEITE DE CAMPOS é um farol, um ponto de LUZ para uma escola democrática – uma escola onde se prioriza o ensino das humanidades. Fernando Leite é uma escola onde os estudantes, e um grupo de professores se engajaram para esclarecer os impactos da militarização na formação dos cidadãos. Onde a participação da comunidade escolar na Consulta Popular estabelecida pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/MT) foi fundamental para rejeitar a proposta de implantação do modelo cívico-militar.

Por isso, nossos agradecemos aos educadores que, com amor e sabedoria, guiam nossas crianças e jovens em suas jornadas de descoberta, promovendo um ambiente humanizado onde todos se sintam seguros e valorizados. Vocês são os pilares dessa transformação, mostrando que o diálogo e a empatia são fundamentais para construir um futuro mais justo e igualitário.

Aos estudantes, nossa admiração pela coragem em se posicionar e buscar um espaço onde suas vozes possam ser ouvidas. Vocês são a esperança e a força que impulsionam a mudança. Continuem a lutar por uma educação que prioriza a paz e a compreensão, pois sabemos que armas não educam.

E aos pais, nosso reconhecimento por serem parceiros essenciais nessa caminhada. Sua confiança e apoio são fundamentais para que possamos juntos cultivar um ambiente educacional que valoriza a vida, o respeito e a solidariedade.

Juntos, estamos construindo um caminho onde a educação é uma ferramenta de transformação social, uma luz que ilumina o caminho para um mundo mais harmonioso.

Esperamos continuar unidos nessa missão, defendendo sempre uma educação que respeita a diversidade e promove a paz.

Com gratidão e com a certeza que ESCOLA NÃO É QUARTEL.

Maria Aparecida Cortez (Cida Cortez) é Tecnica Administrativa Educacional, Licenciada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Especialista em educação

Mais lidos
Relacionados
Feito com muito 💜 por go7.com.br