A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem penalizando a educação do Estado. As aulas começaram em fevereiro e até está data não autorizou a atribuição para os professores articuladores, descumprindo a sua própria portaria.
A Seduc publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), 8 de fevereiro, a portaria 073/19, que estabelece os critérios para a seleção e atribuição do professor articulador de aprendizagem para o ano letivo de 2019, mas, a até o momento não autorizou a atribuição.
De acordo com as informações repassadas pela secretária de assuntos jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), Cida Cortez, várias escolas de Várzea Grande buscaram a direção do Sindicato para relatar o problema e solicitar ajuda para resolver a questão que se arrasta desde o início do ano letivo de 2019.
“Estes profissionais são fundamentais para atender os estudantes com defasagens de aprendizagem. O articulador é o profissional que em diálogo com os professores de turma trabalha para melhorar o rendimento de alunos com diagnóstico de baixo rendimento. Este, oportuniza o estudante a superar suas dificuldades”, explica a dirigente do Sindicato.
“O descaso da Secretária de Educação trará prejuízos irrecuperáveis para o ensino. É a primeira vez que está situação está ocorrendo e esperamos que a Seduc possa resolver o mais rápido”, acrescenta ressaltando que a questão será questionada junto a assessoria pedagógica.