Com um ano de atraso, finalmente, no dia 22 de novembro, nas escolas da rede estadual de Mato Grosso a eleição de diretores e diretoras foi realizado mais uma etapa da gestão democrática (Lei n 7040/1998), bandeira de luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação Pública que assegura o direito da comunidade escolar escolher os seus gestores.
Para o professor Juscelino Dias de Moura, presidente da Subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) a gestão democrática que acontecem desde os anos 80, em Mato Grosso são fundamentais para as relações democráticas que começam pela escola. Pois, o processo da gestão democrática, não implica apenas no ato da eleição de diretor, mas na participação do Conselho Escolar, nas reuniões e assembleias escolares, no debate e acompanhamento dos destinos dos recursos e todo o projeto político-pedagógico. “É um processo de fundamental importância para que a população possa aprender, não só os filhos estudantes mas pais e mães possam aprender e ensinar, desde cedo, que a participação é fundamento da nossa sociedade”, afirma presidente do Sintep/VG.
“Só vamos dar valor o dia que aprendermos o valor da participação e tomar as decisões com responsabilidade, reconhecer o diferente na escola é reconhecer que tem pensamentos diferentes e que alternância de poder na escola é fundamental, por tudo isso, é importante que nós tenhamos, de tempo de tempo na escola, a provação ou pelo menos o propósito de renovar, ou mesmo porque, nós temos o caso de que o diretor pode ser reeleito e isso é salutar para a vida na própria escola e a vida na sociedade Mato Grosso”, acrescenta o professor Gilmar Soares, secretário de finanças do Sintep/VG, ressaltando que outro aspecto importante na gestão democrática é de que aqui na rede estadual de Mato Grosso não só o professor participa do processo, mas, todos os profissionais da Educação.
Em Várzea Grande, a diretora do Sintep/VG, Valdete Borges do nascimento Santos, efetiva há cinco anos na função de apoio administrativo educacional, graduada em pedagogia com pós-graduada em gestão escolar, foi eleita para a direção da Escola estadual Deputado Emanuel Pinheiro, localizada na Avenida Dom Orlando Chaves, no Bairro Cristo Rei em Várzea Grande, para o biênio 2019/2020.
“Ter alguém do segmento funcionário especialmente da limpeza só foi possível graças à luta do nosso Sindicato que sempre lutou pela gestão democrática nas escolas, pois sempre pregou que todos somos educadores, desde que tenhamos a formação adequada e de qualidade. Então agradeço a comunidade escolar Emanuel Pinheiro e ao nosso sindicato”, afirmou a funcionária eleita diretora, Valdete Borges do nascimento Santos.
De acordo com a secretaria de assuntos jurídicos e legislativos do Sintep/VG, Maria Aparecida Arruda Cortez, ter uma funcionaria eleita pela comunidade escolar é a confirmação de que a luta valeu e valerá a pena. “A eleição da companheira Valdete demonstra o respeito da comunidade e o empoderamento desta técnica que antes de se candidatar-se atuou no CDCE da escola, esteve presente em todos os momentos em que a escola passou por desafios .Valdete esta devidamente qualificada para dirigir uma das grandes escolas de Várzea Grande”, afirma a dirigente da Subsede, parabenizando toda a comunidade escolar pelo processo democrático.