Os diretores da rede estadual de ensino paralisam as atividades nesta terça-feira (07.08) por falta de recursos para a manutenção das escolas.
A decisão foi anunciada na audiência pública realizada na tarde dessa sexta-feira (03.04) na Escola Estadual Liceu Cuiabano. A audiência foi requerida pelo deputado Allan Kardec (PDT), que contou com a participação dos diretores de escolas, alunos e a direção do Sintep MT, das direções das subsedes de Cuiabá e de Várzea Grande e um representante da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).
O presidente da subsede em Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/VG), Jucelino dias reafirmou o apoio da direção do Sindicato e afirmou que somente com mobilização e muita pressão para que o Governo Pedro Taques tenha mais responsabilidade com a Educação.
O governo só fez apenas um dos quatro repasses previstos para o funcionamento das unidades escolares em 2018. As escolas estão sem recursos para as despesas de custeio, como gás de cozinha para a cantina, papel higiênico, entre outros. A proposta da Seduc para que as unidades continuassem funcionando, mesmo sem condições, até o dia 13 de agosto.
A vice-presidenta do Sintep/VG, Leiliane Cristina Borges, reafirmou o apoio incondicional à luta em defesa das escolas públicas e cobrou a aplicação dos 35% (trinta e cinco por cento), destinados na manutenção e desenvolvimento de educação escolar, conforme a Constituição do Estado de MT
Durante a audiência, também foi agendada, por sugestão de Allan, uma reunião na segunda-feira (06.08), com representantes do governo, Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Seduc e Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar do governo um cronograma com data de pagamentos para evitar novas paralisações.