O Sintep/VG e a Comunidade escolar realizaram Ato Público contra o fechamento da escola Estadual Manoel Gomes, na manhã desta terça-feira (23.01). A Escola está localizada no Bairro da Manga, região do Grande Cristo Rei, é considerada uma carente e vulnerável.
Até o dia 12 de janeiro, os alunos, pais, funcionários e professoram ainda não sabiam sobre o fechamento da unidade escolar. Eles foram surpreendidos com a medida da Seduc , pois já haviam sido feitas a rematrículas de mais de 165 alunos que estudam na escola desde as séries iniciais. Além disso, também já tinha sido feita à contagem de pontos dos professores e funcionários para a atribuição de classe.
De acordo com o diretor da Escola Manoel Gomes, Albertino Jose da Silva Cruz, hoje a escola conta com mais de 165 alunos e 25 professores e funcionário. “Os pais não concordam com o remanejamento e exigem que escola Manoel Gomes de Almeida continue funcionando. A comunidade se sente prejudicada e decidiram exigir da SEDUC a revogação da medida”, explica o professor.
Para Arlete Francisca da Silva Oliveira, 60 anos, dona de casa, a escola é necessária para a comunidade. “Precisamos desta escola, meus filhos estudaram aqui e agora os meus netos também estudam aqui. Essa escola é a única coisa que a comunidade tem e não pode ser fechada”, fala emocionada.
Na escola também funciona um projeto de capoeira, organizado de forma voluntária pela comunidade, que conta com pessoas de até 60 anos praticando o esporte. Até o Centro De Referencia Social (CRAS) funciona no prédio da escola.
O ato de protesto realizado no período da manhã na escola contou com a presença do Deputado Estadual Alan Kardec (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de MT, que se comprometeu encaminhar relatório com posição contraria ao fechamento da escola, sem antes ouvir a democraticamente a comunidade escolar.
Confira os vídeos e fotos no facebook