De 20 a 22de junho dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participam, em Brasília, do Seminário Nacional de Privatização e Mercantilização da Educação, seguido da reunião do Conselho de Entidades. Integram a representação de Mato Grosso, o presidente Henrique Lopes do Nascimento; a vice-presidente; Jocilene Barboza dos Santos; a secretária geral, Miriam Ferreira Botelho; a secretária de Política Educacionais, Guelda Cristina de Oliveira Andrade; a secretária adjunta, Maria Luíza B Zanirato; a secretária de Organização Sindical, Ana Lúcia Antonia da Silva; o secretário adjunto de Comunicação, Edevaldo José dos Santos; a secretaria adjunta de Articulação Sindical, Tânia Jorra; e a diretora regional, Francisca Ilmarli Teixeira.
A convocação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) apresentará a Pesquisa Privatização e Mercantilização da Educação no Brasil no contexto da Resposta Mundial à Privatização da Internacional da Educação (IE), e ainda o lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), criada após o governo federal impor a Portaria nº 577/17 e o Decreto de 27 de abril de 2017, que estabelecem nova composição do Fórum Nacional de Educação (FNE).
O seminário será um momento importante de socialização das pesquisas que foram feitas no Brasil acerca da privatização da educação no país. Segundo o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE e secretária de comunicação do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, independentemente dos governos, o cenário da educação, nesses últimos três anos, foi muito difícil porque a base parlamentar foi extremamente privatista.
“A grande maioria dos deputados e senadores é oriunda ou próxima aos setores empresariais. E isso significa que as matérias da educação quase sempre passam pelo viés privatizante. Um exemplo é o próprio Plano Nacional de Educação, em que alguns elementos escaparam ao controle da sociedade civil, abrindo brecha inclusive para a sua privatização”, explica Gilmar.
O evento tem a participação e o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Internacional da Educação (IE), da Federação dos Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee). (com informações da CNTE)
Assessoria/Sintep-MT