Pela segunda vez neste ano, o Sindicato dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – subsede Várzea Grande (Sintep-VG) realizou na sexta-feira (24.11), na Chacará do Sintep/MT, a 5ª Edição do Encontro de Aposentados do Sintep/VG.
De acordo com o professor Gilmar Soares, presidente do Sintep/VG, o Encontro de Aposentados, neste momento difícil que vive o pais, de retirada de direitos, teve por objetivo construir e alimentar mais um importante espaço de convivência e de luta. “Os aposentados são pessoas que lutaram e sempre estiveram à frente do movimento sindical na luta por direitos, na greve, na vida do Sindicato, nada melhor agora após a aposentadoria, a gente se encontrar e conviver um pouco”, afirma ressaltando que o encontro é também para alertar sobre quais são os riscos dos aposentados estarem afastados do Sindicato.
Entre os assuntos discutidos, foi analisada a conjuntura, sobre os ataques aos direitos sociais tanto no plano mundial, quanto no Brasil a tendência é retirar direitos dos que ainda vão se aposentar e até mesmo dos que já estão aposentados.
O Sindicato fez vários esclarecimentos e orientações. Chamou atenção dos aposentados para retirar os holerites todo mês às vezes, pois nos últimos anos tivemos várias alterações e nos próximos anos teremos mais de movimentos na tabela salarial. O Sindicato estará desenvolvendo um movimento de acompanhamento salarial dos aposentados e aqueles que quiserem pode buscar o Sindicato para aferir se o que estão recebendo está de acordo com as tabelas salariais vigentes.
O secretário de organização sindical do Sintep/VG e professor da Rede Municipal de Ensino, Juscelino Dias Moura, destacou a importância de continuar realizando os encontros de aposentados, pois os Encontros são espaços de participação deste segmento da categoria nas atividades do Sindicato. “Os aposentados fazem parte da categoria, bem como quem ainda está na ativa e na luta para que o direito à aposentadoria não seja retirado por esse governo golpista e conluio com esse Congresso Nacional, que é o pior da nossa história”, afirma Juscelino convocando à urgente mobilização, neste momento considerado grave para o futuro da educação, da juventude e da classe trabalhadora.
Avaliação do Encontro
Na avaliação do secretário de seguridade social do Sintep/VG, José Anastácio do E. Santo, foi um dia convivência e importante para que os aposentados se sintam parte do nosso sindicato. “Esses companheiros colaboram para a construção do sindicato e continuam colaborando, portanto, como diz o lema, “aposentados sim, inativos nunca”, o encontro além de propiciar um momento de descontração e de alegria é para nós da direção do sindicato um momento de reflexão e de reconhecimento da importância desses companheiros de luta. São companheiros que lutaram a vida inteira e continuam lutando”, frisa o secretário.
Muitos aposentados e aposentadas manifestaram a satisfação de ter participado do evento com envio de mensagens e fotos no grupo dos aposentados no WhatsApp.
Uma delas, a aposentada, Risa Aparecida Silva Lopes, disse que o “passeio foi maravilhoso e parabenizou a organização do Encontro. “Parabéns a todos os organizadores do Encontro dos Aposentados de Várzea Grande. Fomos muito bem recebidos, café da manhã, almoço, tudo perfeito. Amei”, escreveu no grupo.
Grupo dos Aposentados no WhatsApp
Quem desejar integrar o grupo deve enviar mensagem neste sentido, com o nome e número de telefone anotados, para o email [email protected] ou entregar os dados diretamente na secretaria do sindicato. A ideia do grupo no WhatsApp é oferecer à categoria mais uma ferramenta de comunicação do sindicato, para a divulgação de notícias e comunicados de potencial interesse para os aposentados, além de contribuir para que ninguém perca o próximo encontro ou atividade do Sindicato, que conta com página na internet, lista de e-mails, Facebook e materiais impressos.
Contato com a SubSede SINTEPVG-MT
Para agendar uma conversa com a Direção do Sindicato você pode ligar para o telefone (65) 3682.2263 ou solicitar pelo e-mail [email protected]. O atendimento na subsede é de segunda a sexta, das 7h:30 às 11h:30 e 13h:30 as 17h:30.