Injúria racial, discriminação ou preconceito? Esclarecer, informar e desmistificar alguns aspectos sobre a cultura e a religiosidade afro-brasileira foi a principal finalidade do Ciclo de Palestras promovido pelo Sindicato dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – subsede Várzea Grande (Sintep-VG), hoje, segunda-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares foi . Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695, lutando pelo fim da escravidão que só chegou ao Brasil 193 anos após sua morte.
No Dia Nacional da Consciência Negra, a palestra com o professor pós-doutor Flávio Antônio da Silva Nascimento, uma das lideranças do Movimento Negro de Mato Grosso, marca o lançamento do Caderno de Educação “Racismo e Discriminação no Brasil” elaborado pelo palestrante, destinado à formação dos profissionais da educação sobre as questões étnico–raciais.
Para o Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento o ensino da História da África e do Negro Brasileiro é o caminho alternativo para combater à discriminação racial, que mesmo com obrigatoriedade estabelecida pela lei 10.639, desde 2003, algumas escolas públicas e particulares ainda ignoram o ensino da História da África na grade curricular.
“As crianças na escola precisam aprender que a humanidade começou na África negra. Os africanos antigos legaram o surgimento da civilização e as invenções básicas para qualquer sociedade: agricultura, pecuária e metalurgia”, explica Nascimento. “O Brasil foi um dos maiores traficantes de escravizados do mundo e acumulou riquezas com isso, ajudando na dispersar vários negros da África”, completa.
Segundo o presidente do Sintep/VG, professor Gilmar Soares, o Caderno de Educação “Racismo e Discriminação no Brasil” publicado pelo Sintep/MT informa e esclarece a cerca desses conceitos e preconceitos que prejudicam e dificultam a relação social. “O fascículo é uma referência teórica profunda para facilitar às pessoas estabelecerem uma convivência respeitosa e diversificada dentro da comunidade escolar”, explica.
Outras palestras estão agendadas na Escola Estadual Jaime Verissimo de Campos Junior – Escola Jaiminho, nos período três períodos, com o Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento.
Tarefa da comunidade escolar
O Caderno Educação “Racismo e Discriminação no Brasil” elaborado pelo Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento foi lançado pelo Sintep MT, em outubro, no V Encontro Estadual de Educação e também em atividade da Regional Oeste I.
Agora, de acordo com o diretor regional do Sintep/MT, Ricardo de Assis, o fascículo deverá levar conceitos e questões sobre racismo e as religiões afro-brasileiras para dentro da escola e que terá a tarefa de reproduzido na comunidade escolar. “Ao falar sobre racismo e as religiões afro-brasileiras é possível informar e desmistificar o preconceito, portanto, temos um compromisso social e educacional”, explica, informando que em breve o material estará disponível no site do Sintep/MT.