O presidente da CUT/MT, João Luiz Dourado, convoca os Sindicatos Cutista para participar, nesta sexta-feira (31/03), às 9h, na Câmara de Vereadores de Cuiabá da Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência. A Audiência foi requerida pelo vereador Dilemário Alencar (PROS) e terá início às 9h.
De acordo com o presidente da CUT MT, a classe trabalhadora precisa ocupar todos os espaços públicos para debater e se manifestar contrária a essa proposta que tem por objetivo desmontar a previdência e a assistencial social. “Se essa reforma passar o trabalhador irá contribuir a vida inteira e morrer sem conseguir se aposentar. Uma proposta que tem apenas uma objetivo entregar ao setor financeiro e aos empresários a previdência social”, afirma.
A PEC foi apresentada pelo Governo Federal no dia 6 de dezembro 2016 à Câmara dos Deputados. Um dos pontos mais polêmicos é a exigência da idade mínima de 65 anos, tanto para o homem quanto para mulher se aposentar. Outra exigência é que para o trabalhador receber o valor integral da sua aposentadoria, será preciso ter 49 anos de contribuição com o sistema de seguridade social.
Pela regra atual, o homem tem o direito de se aposentar com o teto máximo pago previdência oficial quando completa 65 anos de idade e 35 de contribuição. Já as mulheres, quando completam 60 anos e 30 de contribuição.