A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Subsede de Várzea Grande (Sintep/VG), participou do lançamento do Livro “O Lendário Capão de Negro – A história que Várzea Grande não conhece”, de autoria do professor Odenil Seba. O Evento realizado na noite desta quarta (29/05), aconteceu na Escola Estadual José Leite de Moraes, localizada na região do Cristo Rei/VG, e contou com sessão de fotos, autógrafos e várias apresentações musicais dos alunos do maestro Odenil Seba,
De acordo com a secretária de assuntos jurídicos do Sintep/VG, Maria Aparecida Cortez (Cida Cortez), nesse livro, o professor Seba relata a história dos povos originários da comunidade do Quilombo Capão do Negro Cristo Rei, em Várzea Grande-MT. “ O livro conta uma história esquecida. É um registro fundamental para reconhecer a contribuição desse quilombo, dessa população negra. Agora, a juventude que não conhecia poderá ter acesso a essa cultura e preservar esse legado que foi construído com muito suor, com muito sangue. É um registro muito importante para que a gente conheça a história da nossa terra, da nossa gente”, destaca Cida, lembrando que o Quilombo Capão do Negro Cristo Rei foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, em 2020.
O professor Juscelino Dias de Moura, presidente do Sintep/VG, parabenizou o trabalho do professor Odenil Seba, que há mais de 20 anos coordena projetos de arte e educação na Escola Estadual José Leite de Moraes, oferecendo aulas de flauta, violão, violino, saxofone e como maestro do Coral Vésper. Também parabenizou os estudantes que se apresentaram, a professora Giuliana Seba e todos profissionais da unidade escolar pelo apoio dado aos projetos. O professor ainda destacou que o Sintep/VG, sempre que possível, tem apoiado os projetos do professor Seba, e ressaltou a participação do Coral da escola, que é reconhecido como um dos melhores corais no município, no estado e até mesmo no Brasil, e que eles estão sempre abrilhantando os eventos do Sintep/MT.
O diretor da escola, Jalme Santana Figueiredo Júnior, manifestou a alegria de sediar o lançamento do livro na escola. “O professor Odenil Seba, além de já ter sido secretário de Educação, também já foi diretor desta unidade escolar. E, a gente sabe do carinho que ele tem pela escola e o carinho que a escola tem por todos os membros da comunidade, aqui do Bairro Cristo Rei. A Escola José Leite faz parte da história de formação do bairro Cristo Rei, que é interligado com a história do Capão de Negro. Então, resgatar essa história mediante 30 anos de pesquisa é uma contribuição indelével para a educação de Várzea Grande. Ele entrevistou muitas pessoas, submeteu a método científico e produziu esse trabalho, que conta a história do município e coloca o Cristo Rei naquele lugar que é de fato: um grande complexo habitacional e comercial. E, o professor Seba também fez parte dessa história, ele é um grande representante”, explicou.
Já, o professor Odenil Seba falou da emoção e da sensação de dever cumprido enquanto munícipe de Várzea Grande. “A gente que viveu aqui no bairro Cristo Rei, escrever sobre o bairro, sobre o lugar que a gente viveu é uma emoção muito grande. Eu me sinto realizado de estar disponibilizando para toda a comunidade sociedade várzea-grandense esse trabalho. Estar realizando esse trabalho é muito emocionante, porque eu, que vivi aqui já quase há 50 anos e convivi com todo esse pessoal antigo, também do antigo Capão de Negro, a gente trazer agora à luz toda essa população assim muitas vezes esquecida. Porque a história que eu escrevi não é uma história vista de cima, é uma história vista de baixo, né, da população, das pessoas que sofreram, que fizeram, que construíram. Então, me sinto emocionado de lançar esse livro porque estou ao mesmo tempo exaltando as pessoas simples que fazem história também”, afirmou o escritor deixando transparente a emoção da noite de autógrafos.