A “Escola Unitária de Gramsci, o trabalho como princípio educativo e o desafio para a organização escolar” foi o tema do painel que encerrou o X Encontro Estadual de Educação do Sintep/MT, neste sábado (14). O painel teve como palestrantes a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mônica Ribeiro, e o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Leonir Boff. Em três dias, o evento reuniu, em Cuiabá, mais de 600 educadores e educadoras de seis estados.
Para Leonir Boff, existem três grandes desafios para os educadores que necessitam de atenção, especialmente na atual conjuntura. A formação, ou seja, se pensar em uma formação superior para que os educadores tenham dimensão da sua participação na classe trabalhadora; a construção da escola unitária, que também precisa de recursos públicos; e a organização do currículo, para a formação integral do ser humano.
Mônica Ribeiro relembrou um pouco da trajetória de Gramsci e sua tese de que todo trabalho, por mais mecânico que seja, exige esforço intelectual. Nesse sentido a professora enfatizou a necessidade de se posicionar contra a escola alienante e na defesa das pessoas e de se colocar no lugar do outro.
No encerramento, os educadores aprovaram uma Nota contra Criminalização da luta dos estudantes e contra a perseguição política a estudantes e servidores na Universidade Tecnológica e Federal do Paraná.
Assessoria Sintep/MT