Residncia pedaggica para professores das sries iniciais n�o ajudar a reduzir as falhas da forma�o de educadores se n�o considerar a educa�o bsica como um todo. Essa foi a conclus�o dos debatedores na audincia pblica da Comiss�o de Educa�o (CE) sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2012, ontem. Autor do pedido de audincia, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu aos participantes da reuni�o que enviem sugestes ao relator, Cyro Miranda (PSDB-GO). Gilmar Ferreira, secretrio de forma�o da CNTE, representou a entidade. Segundo Gilmar, o projeto tem vrias fragilidades, uma vez que foi elaborado com base em um diagnstico nacional de que todos os problemas atuais da educa�o bsica s�o oriundos das dificuldades de alfabetiza�o do aluno e, portanto, da forma�o dos professores. Essa anlise equivocada expe a falta de conhecimento com rela�o aos reais problemas da educa�o nacional. “O nosso entendimento acerca do projeto de lei de que ele totalmente descabido. (…) Ele j trazia no seu prembulo uma contradi�o. Apontava a quest�o da educa�o bsica, mas para uma posi�o de forma�o de professor apenas para os anos iniciais e para a educa�o infantil, o que quebra o princpio da isonomia”, explica Gilmar. De acordo com o Secretrio, a CNTE acredita que esse projeto um risco, se a matria for votada de forma isolada, sem considerar os problemas estruturais da educa�o nacional, que v�o de financiamento, questes de forma�o, carreira dos profissionais da educa�o, at infraestrutura das escolas. Ao invs de resolver os problemas da educa�o, pode aprofund-los. Para Roberto Requi�o (PMDB-PR), o problema n�o ser enfrentado de verdade enquanto a forma�o dos professores n�o for continuada, vista como poltica de Estado. ?” A inten�o dessa proposta maravilhosa; a consequncia nula ?” afirmou Requi�o. Segundo os convidados, a proposta erra por n�o apontar as fontes de financiamento, j que h previs�o de bolsa. E deveria propor a experincia para todas as sries da educa�o bsica. ?” Pelo Ideb [ndice de Desenvolvimento da Educa�o Bsica], estamos melhor justo nos anos iniciais ?” disse Rodolfo da Luz, representante da Uni�o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa�o (Undime) e secretrio de Educa�o de Florianpolis. Segundo os debatedores, residncia pedaggica at seria valorosa, sobretudo com uma bolsa que permitisse dedica�o integral. Mas preciso pensar tambm na forma�o hoje oferecida na licenciatura. O representante do Conselho Nacional de Secretrios de Educa�o, Danilo de Melo Souza, disse que o dficit de alfabetiza�o e cultural dos professores limita o desempenho. De acordo com Souza, a maioria dos estudantes de licenciatura tem forma�o com vrios problemas, inclusive no estgio obrigatrio. ?” H uma prepara�o insuficiente, fruto de um processo de educa�o incompleto e tardio. Helena de Freitas, presidente da Associa�o Nacional pela Forma�o dos Profissionais de Educa�o, defendeu melhor acompanhamento das licenciaturas e dos cursos noturnos e a distncia. Yvelise Arco-Verde, do Ministrio da Educa�o, lembrou que o Programa Institucional de Bolsas de Inicia�o Docncia tem 70 mil estudantes inscritos. H outros programas de atualiza�o e forma�o continuada. O problema, disse ela, fazer o projeto chegar s pequenas faculdades. Alm da forma�o, preciso foco na melhoria das condies de trabalho, afirmou Gilmar Ferreira, da Confedera�o Nacional dos Trabalhadores em Educa�o. ?” Ou o pas enfrenta as questes estruturantes da educa�o pblica ou todas as medidas n�o surtir�o efeito ?” avaliou. (Com Agncia Senado)